Você, blogueira, sempre sonhou em ser reconhecida e receber
aqueles mimos que as blogueiras famosas recebem, mas não sabe nem por onde
começar? Garanto que esse post irá te ajudar e muito!
Lembrando que, para eu escrever esse post, eu estudei MUITO sobre
o assunto para não vir aqui e trazer coisas que não são verdadeiras pra vocês.
Então vamos lá?
OS TRÊS
ITENS... DICA Nº1:
Conteúdo, qualidade e boa aparência. Esses são os três quesitos
essências que o seu blog precisa ter para ter o reconhecimento de uma boa loja,
afinal, são esses três itens que vão causar a primeira impressão da equipe da
loja ao entrar no seu blog/perfil do Instagram. Procure sempre postar algo
interessante, postar fotos com boa qualidade e sempre escrever da maneira
correta.
NÚMERO
DE SEGUIDORES... DICA Nº2:
Sem querer acabar com o sonho de alguém, mas em minha opinião,
acho meio difícil um blog com 500 visualizações (exemplo) conseguir fechar
parceria com uma loja de confiança, a mesma coisa para um Instagram com 700
seguidores. Mas por que isso? Seria meio estranho a loja Empório Store, por
exemplo, que tem 1,2M de seguidores no Instagram procurar parceria com uma
pessoa que possui mil seguidores, né? Isso já é questão de bom senso, até por
que a finalidade da parceria é que os dois lados saem ganhando, ou seja, você e
a loja franqueada.
Geralmente as lojas começam a fazer parceria com blogs que possuem
mais de mil visualizações e com perfis do Instagram que possuem mais de 3mil
seguidores, claro que isso não é uma regra, pode haver exceções.
SEGUIDORES/LEITORES
ATIVOS... DICA Nº3:
Poxa, não adianta você ter mais de mil visualizações no blog ou
mais de 3mil seguidores no Instagram e esses números não renderem comentários
ou curtidas. Procure sempre ter contato com o público que te acompanha, é legal
você responder os comentários que te fizerem nos posts/fotos, interagir com as
pessoas, e às vezes até faça algumas perguntas para que eles demonstrem
interesse no que você está postando, seja no blog ou no Instagram.
Já seguiu essas três regras? Agora é a hora de ir atrás das suas
parcerias!
A dica é: se você é nova no ramo de blog ou na divulgação pelo
Instagram, não
force tentando fechar parceria com lojas super conhecidas, como por
exemplo, a loja Kings (parceria com a MC Savinon) ou a Sal e Pimenta (parceria
com a modelo Gi Roque), por que não adianta você procurar uma loja super famosa
se você não tem muito que oferecer. Outra dica que complementa essa é: procure ir atrás de lojas que possuem menos
seguidores que você, isso aumentará e muito as suas chances de parceria.
Pesquise
sobre a reputação loja, porque quando você fecha parceria com uma
loja, a sua imagem estará associada à loja, e se seus seguidores tiverem algum
problema com a loja, com certeza irão reclamar e irão parar de dar
credibilidade ao seu blog/Instagram, e isso te deixará com uma má reputação
mesmo se você não tiver culpa.
DÚVIDAS
FREQUENTES
Como entro em parceria
com a loja?
Todas as lojas possuem uma aba de contato em seu site, ou até mesmo a aba parceria, é só procurar e enviar um
e-mail com a sua proposta de parceria.
O que deve
conter no e-mail?
Escrever um pequeno texto como se fosse uma apresentação do
blog/Instagram é uma boa. Fale um pouco sobre o seu trabalho, quantas
visualizações/seguidores você possui, quantas visitas/curtidas/comentários você
recebe diariamente, e o mais importante de tudo: seja sempre sincero nessas
informações. Pergunte se eles têm interesse em fazer parceria e mande sua
proposta. Não se esqueça de escrever de forma correta, sem abreviações e
emojis.
Que tipo de proposta
posso fazer?
Bom, vamos lá. Existem quatro tipos de parceria:
Envio de
produtos: A loja te envia determinados produtos e você faz postagem
comentando sobre o que você achou daquele produto, ou você faz uma postagem
falando sobre a loja e como foi sua experiência em receber produtos de lá, se
chegou tudo direitinho, se a qualidade é boa, coisas do tipo.
Cupom: A loja
disponibiliza cupons de descontos para as leitoras, e você ganha uma pequena
comissão das compras que foram feitas utilizando seu cupom. (existem lojas que
você tem o poder de escolher se prefere receber essa comissão em produtos da
loja ou em dinheiro).
Sorteio: A loja
disponibiliza algum produto para você fazer um sorteio, e ela mesma fica
encarregada de enviar o prêmio para o vencedor.
Postagem
paga: A loja te paga certo valor para você fazer postagens sobre ela.
Essa é a parceria mais complicada de conseguir, geralmente ocorre quando o blog
já é bem conhecido e tem muitos acessos.
NUNCA diga: "Oi, me
envia produtos para eu testar e divulgar sua loja no meu blog?",
isso é algo bem comum nas blogueiras iniciantes e no Instagram, essa forma de
conseguir parceria é muito errada, você perde o interesse que a loja poderia
ter em você, e ainda passa a imagem que você só está interessada em ganhar os
produtos e mais nada. Lembre-se: parceria deve ser algo benefício tanto para a
loja, quanto para você, portanto seja o mais profissional possível, cumpra com
o que você combinar e lembre-se de ter bom senso na hora de enviar suas
propostas.
Espero ter ajudado e tirado as dúvidas de vocês, mas se tiverem
alguma pergunta é só deixar aí nos comentários que eu irei responder! Ah, me
falem se gostaram que aí posso fazer uma categoria aqui no blog onde será
somente sobre dicas para as blogueiras! ;)
Até o próximo post. Beijos, Yas!
1 comentários
Muito obrigada pelo post flor, agora posso buscar parceria sem medo!!!
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